VEREADOR PROFESSOR EULER (PSD) REPRESENTARÁ CURITIBA NO MAIOR EVENTO DE SMART CITIES DO MUNDO

O vereador de Curitiba Professor Euler (PSD) fará parte da Comitiva oficial brasileira que estará na Smart City Expo World Congress, em Barcelona, entre os dias 16 e 18 de novembro. A convite da Superintendência Geral de Inovação do Governo do Paraná, o vereador será o único parlamentar que representará a capital paranaense no evento. “Presenciar e participar dessas discussões me capacitará a trazer novas ideias para Curitiba, de forma a favorecer toda a nossa população”, aponta o vereador.

Destinado a debater as últimas inovações tecnológicas para tornar as cidades mais inteligentes, o evento é considerado o maior do mundo voltado ao tema. Em Barcelona, os integrantes da comitiva brasileira se reunirão com os representantes da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos de Catalunha (XPCAT), da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha (APTE), da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP) e da La Salle Technova Barcelona. A comitiva também participará do evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil – Catalunha, além de visitar os projetos de alto impacto que fazem de Barcelona uma das cidades mais inteligentes do mundo.

Antenado ao desenvolvimento tecnológico das cidades, uma das proposições de Euler para a capital paranaense é a transformação da tradicional “Rua XV de Novembro” na primeira “Rua Inteligente” da cidade. Passados quase 50 anos da sua criação, o primeiro calçadão do Brasil apresenta – hoje – problemas de segurança, acessibilidade, drogadição e pobreza. Para transformá-la em ”Rua Inteligente” o vereador propõe levar para o centro da cidade soluções tecnológicas, como câmeras de reconhecimento facial, calçamentos com geração de energia e painéis fotovoltaicos, além da inclusão digital por meio de redes wi-fi. São ações que valorizam o empreendedorismo, a geração do emprego, o aumento da renda e a segurança da região.

Outro projeto de lei apresentado pelo vereador destina-se a criar um ambiente jurídico especial para o teste experimental de novos produtos e serviços com clientes reais. A proposição traz para Curitiba o arranjo conhecido como “sandbox regulatório”, já autorizado, por exemplo, pelo Banco Central do Brasil, para experiências no mercado financeiro. De acordo com Euler, a proposta tem potencial para dar um enorme impulso ao “Vale do Pinhão” e transformar a cidade em uma grande incubadora de novos produtos e serviços.

Tema central no desenvolvimento das cidades ao redor do mundo, as Smart Cities são ambientes que utilizam a tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em benefício dos cidadãos, otimizando a mobilidade urbana, a gestão de resíduos sólidos e a segurança pública. Elas buscam ainda aproximar a sociedade do poder público. “Fico muito honrado de ter sido convidado para fazer parte da Comitiva Oficial do Governo do Estado e também por ter sido o único vereador de todo o Paraná a receber este convite. Isto é fruto do trabalho que venho desenvolvendo no ramo da inovação, especialmente no que se refere ao protocolo e aprovação do Projeto de Lei do Sandbox Regulatório em vários municípios e também em nível estadual”, conclui Professor Euler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.